Cuidados com a pele no verão

Com a chegada do verão os cuidados com a pele devem se intensificar. Isso porque nessa estação do ano o calor e o sol se tornam inimigos da saúde da pele. Sendo assim, para que você possa aproveitar a praia, piscina, e até mesmo o sol e calor dessa estação é necessário redobrar os cuidados com a pele.

Confira algumas dicas para evitar que o sol e o calor machuquem sua pele e tornem seu verão um pesadelo.

 

Evitar exposição excessiva ao sol

 

Para o verão é inevitável cuidados com a pele quanto à exposição excessiva ao sol. Qualquer excesso na exposição pode ser bastante danoso à pele. Os riscos mais graves são de ocorrer queimaduras, aparecerem manchas ou mesmo desenvolver o câncer de pele.

 

É importante salientar que a exposição ao sol nos horários de pico é o mais perigoso. Esses simples cuidados com a pele pode reduzir drasticamente as chances de desenvolvimento de câncer. Dessa forma atente-se aos horários: entre as 10 horas da manhã e as 16 horas é melhor evitar a exposição.  

Protetor solar

Principalmente no verão um dos cuidados com a pele mais importantes é o uso contínuo do protetor solar. Isso porque os raios solares são extremamente agressivos podendo causar danos a curto e a longo prazo.

 

A aplicação do protetor solar não está condicionado apenas aos momentos de praia, piscina e lazer. Os protetores que indicam um FPS  superior a 30 já são recomendados para o uso em situações mais cotidianas.

Resultado de imagem para verão pele

 

Para que o protetor exerça sua função é importante que seja passado cerca de trinta minutos antes da exposição solar. Dessa forma a pele é capaz de absorver o produto.

Seu uso deve ser feito de forma uniforme para que os cuidados com a pele sejam de fato eficientes. Recomenda-se o uso principalmente nas mãos, orelhas, nuca e pés. É necessário também que seja feita a reaplicação a cada duas horas ou após banhos de rio, mar ou piscina.

Hidratação

A incidência solar do verão tende também a causar o ressecamento da pele. Isso ocorre devido a perda da água pela transpiração e por outros fatores. Dessa forma é de extrema importância nos cuidados com a pele e com o corpo a hidratação de todo o organismo.

 

Atualmente existem diversos produtos capazes de auxiliar nos cuidados com a pele. Entre eles estão os cremes hidratantes a base de ureia e vitamina E.

 

No caso da hidratação via oral é fundamental que os líquidos sejam ingeridos em maior quantidade e em maior frequência. Aproximadamente 2,5 litros por dia de água, sucos naturais ou até mesmo água de coco.

 

Caso ocorra a prática de atividades físicas a atenção quanto a hidratação deve ser redobrada. Isso porque durante esse tipo de esforço as perdas com a transpiração aumentam consideravelmente.

Resultado de imagem para verão pele

Tratamentos de pele

  • Laser ou produtos químicos: Um dos mais essenciais cuidados com a pele é evitar procedimentos com laser ou produtos químicos durante o verão. Porque esses tratamentos podem causar ferimentos e manchas na pele. Quando a temperatura está mais amena, é que esses procedimentos são mais recomendados pois agridem menos a pele. Casa algum procedimento seja feito seguem as recomendações anteriores: evitar a exposição ao sol e fazer uso de filtro solar.

 

  • Esfoliação:  caso da esfoliação, ela deve ser feita preferencialmente alguns dias antes da exposição ao sol. Isso porque parte do processo pode criar micro ferimentos na pele podendo ser uma porta de entrada para micro-organismos. Ainda assim o uso do esfoliante ainda é um eficaz aliado nos cuidados com a pele.

 

  • Depilação: Para o procedimento de depilação, recomenda-se que seja feita com um prazo de de ao menos dois dias antes da exposição ao sol. Caso ocorra a exposição é bastante provável que surjam manchas e ferimentos na pele, principalmente na região do rosto.

Artigos Relacionados

>