28/jul

Atividades para fazer em casa e manter a saúde mental e física

Roberta Martins
Share on whatsapp
Share on facebook

Grande parte de nós já está em casa de isolamento social há mais tempo do que tivemos de “vida normal” neste ano de 2020. Por causa disso, é normal que estejamos em falta de atividades para fazer em casa.

Como a pandemia não dá sinais de diminuir o ritmo (muita gente já desistiu da ideia de ter um Natal neste ano), é importante investir em certas atividades para fazer em casa e conseguir manter a saúde física e mental nesse momento.

Você sabe o que fazer nessas horas? Veja a seguir algumas dicas que realmente funcionam!

5 atividades para fazer em casa na quarentena

1. Dedique um tempo a cozinhar

A alimentação é um dos pilares de uma vida saudável do ponto de vista físico e mental. Por isso, é essencial seguir uma boa dieta mesmo em momentos de pandemia.

Dessa forma, é possível unir o útil ao agradável e criar um hábito positivo nessa pandemia: o de cozinhar novos pratos saudáveis.

O legal de cozinhar é que, além de ser uma atividade que realmente demanda tempo para ser bem-feita, ainda contribui para a sua saúde física e mental.

Na parte física, o impacto é óbvio: quanto melhor você come, melhor fica a sua saúde.

Já na parte mental, o desafio de cozinhar pratos diferentes dá algo em que focar, uma habilidade a desenvolver e a sensação de ter sempre algo novo por fazer.

2. Faça meditação

A cada ano que passa, os benefícios positivos da meditação são mais descobertos por estudos e pesquisas científicas. Por isso, pratique essa técnica para sobreviver à loucura da pandemia.

A meditação ajuda a manter o foco durante esse momento (o que é excelente para quem trabalha em home office) e a combater a ansiedade, que está tão em alta nesse momento.

Pode ser difícil começar a praticar meditação e mindfulness de repente, mas aplicativos e livros podem ajudar nisso.

3. Aprenda a costurar

Nós somos criaturas de hábitos e pode ser que eles sejam exatamente aquilo que precisamos para passar pela pandemia.

Um bom hábito pode ajudar a manter o foco durante o período e eliminar o estresse do corpo, gerando ganhos mentais e físicos. Uma sugestão é aprender a costurar, pois é um hábito muito tranquilo e útil no momento.

Com ele, você pode fazer máscaras para a pandemia (respeitando as orientações oficiais), mas também fazer cobertores de patchwork e muito mais.

4. Leia livros

Você é um leitor ávido? Se sim, então provavelmente já segue a nossa dica. Se não, então vai adorar conhecer um milhão de novos universos.

Uma ótima maneira de tirar a nossa cabeça do universo atual é mergulhá-la em milhares de outros. Ler é a melhor maneira de fazer isso.

Você pode se aventurar por diversos livros de ficção dos mais diferentes gêneros e épocas.

Se preferir, pode ler livros técnicos também, de preferência aqueles que ajudem no seu trabalho ou ensinem uma nova profissão.

Seja como for, direcionar 1 ou 2 horas para a leitura todos os dias fará uma grande diferença na sua vida.

5. Siga uma rotina de exercícios para quarentena

Por fim, para manter uma boa saúde física, é importante se exercitar. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física semanal, o que corresponde a cerca de 22 minutos por dia.

Atualmente, muitos personal trainers estão fazendo sequências de exercícios em lives no Instagram para os seguidores. Escolha um que seja profissional e tenha conhecimentos especializados e siga as suas orientações.

Aos poucos, você se verá fazendo exercícios leves e colocando o corpo para funcionar nesse momento.

E aí, gostou da nossa lista de atividades para fazer em casa durante a pandemia? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque alguns amigos!

Artigos Relacionados

>

Pin It on Pinterest

Share This