Funções e benefícios da vitamina C para a pele

Funções e benefícios da vitamina C para a pele

A vitamina C, conhecida também como ácido ascórbico é uma vitamina que participa de diversas funções do corpo humano, sendo responsável, por exemplo, por controlar diversas reações bioquímicas nas células.

Especialmente nas células da pele os benefícios da vitamina C são inúmeros: clareia manchas, uniformiza o tom da pele e suaviza marcas de expressão.

Veja a seguir algumas das principais funções da vitamina C no organismo, os benefícios dela para sua pele, como obter a vitamina C e algumas dicas de produtos para nunca deixar faltar a vitamina em sua pele.

Funções da vitamina C

Produção de colágeno

Um dos principais benefícios da vitamina C para a pele é o auxílio na produção do colágeno, que é uma proteína estrutural da formação óssea, da formação dos tendões e da formação dos ligamentos.

O corpo humano é capaz de produzir diversos tipos de colágeno, o colágeno I e o colágeno III são os dois tipos de colágeno mais importantes para a saúde da pele.

Se ocorrer a deficiência dessa proteína, a pele passará a apresentar aspecto seco e sem brilho. porém, quando o organismo tem acesso a uma alimentação balanceada e ao uso de cosméticos com vitamina C, diminui muito as chances de aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento como a flacidez da pele.

Efeito antioxidante

Outro benefício da vitamina C para a pele é sua forte ação antioxidante que previne danos celulares causados por radicais livres.

Os radicais livres tem como principal característica sua interação com o DNA, em que é capaz de causar alterações no funcionamento das células. Essas alterações são as responsáveis pelo surgimento de doenças como o câncer.

A vitamina C portanto, reduz os riscos de desenvolvimento dessas doenças e protege a pele da exposição excessiva ao sol.

 

Proteção contra descoloração da pele

A vitamina C possui também a capacidade de proteger o DNA de alterações que possam prejudicar o brilho e causar a descoloração da pele.

Nesse caso é altamente recomendado o uso de cosméticos com vitamina C, como por exemplo cremes e protetores solar.

Poder cicatrizante

Outra característica importante dessa vitamina é seu poder cicatrizante. Por esse motivo, feridas que demorar a cicatrizar podem indicar deficiência de vitamina C no organismo.

Quando um novo tecido é produzido para curar um ferimento, caberá também a vitamina C fortalecê-lo já que esse novo tecido costuma ser mais frágil e sensível.

Onde encontrar a vitamina C

Para que seu corpo tenha acesso aos benefícios da vitamina C é importante que ela seja constantemente consumida pois o organismo não é capaz de armazená-la.

As duas principais fontes da vitamina são a alimentação e o uso de cosméticos com vitamina C em sua composição.

Alimentação

Embora existam muitas formas de obter a vitamina C em uma dieta balanceada, as fontes mais conhecidas são as frutas cítricas como o limão, a laranja e o abacaxi. Porém, além desse alimentos ainda é possível encontrar a vitamina em grandes quantidades em tomates, melancias, mangas, acerolas e em vegetais como couve, brócolis e pimentões verdes e vermelhos.

Para uma maior absorção é recomendado que esses alimentos sejam ingeridos em sua forma natural pois a vitamina C é sensível a luz e ao calor, o que faz com que alimentos cozidos tenham quantidades reduzidas dessa vitamina.

Cosméticos

Outra maneira bastante eficaz de ter acesso aos benefícios dessa vitamina para a pele é pela uso de cosméticos com a vitamina C em sua composição.

De maneira geral, esse tipo de produto é aplicado na pele uma ou duas vezes ao dia e a vitamina C será absorvida quase imediatamente o que faz do uso de cosméticos uma maneira fácil e rápida de ter acesso a vitamina.

Alguns cosméticos indicados são:

  •     Vitamina C Fresh Pressed – Clinique: O Vitamina C Fresh Pressed é um cleanser em pó com a vitamina C em sua composição. Quando misturado à água forma uma pasta para aplicação no rosto. Além disso, o sistema inclui também um booster de 10% de vitamina C que vem formulado para manter a vitamina ativa durante todo o período de utilização.
  •     Derma Complex – Adcos: O Derma Complex da Adcos é um cosmético com alta concentração de Vitamina C, aproximadamente 20%. Segundo os fabricantes, 30 dias de uso contínuo já são suficientes para que os benefícios da vitamina C na pele sejam notados, principalmente na redução das rugas e marcas de expressão. O Derma Complex – Adcos bastante recomendado para peles com maior oleosidade.
  •     Active C10 La Roche – Posay: o Active C10 é um cosmético apresentado em creme que tem como principal característica a proteção da pele reforçando a ação dos antioxidantes naturais. Possui em sua composição uma alta concentração de vitamina C capaz de atenuar rugas e recuperar a luminosidade natural da pele. Além disso ainda traz vitamina E capaz de potencializar os benefícios da vitamina C na pele.
  • 31 de outubro de 2018
  • Pele
Editor
 

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: