Como os hidratantes para o rosto auxiliam na saúde da sua pele

Apesar de muitas pessoas acharem que utilizar hidratantes para o rosto e para o corpo todos os dias é uma questão de estética desnecessária, isso é um engano.

Manter a pele hidratada e principalmente passar hidratante para o rosto faz parte de cuidados com a saúde que todos devemos ter.

Uma pele com os cuidados em dia é uma pele com maior proteção contra agentes externos que podem causar irritações ou problemas mais graves no nosso corpo.

Além disso, o hidratante para o rosto previne quadros de ressecamento da pele, e se tratando dessa região esse ressecamento fica muito mais aparente, o que não agrada a ninguém.

Antes de procurar as melhores marcas e cheiros para comprar seu creme hidratante facial,  entenda um pouco mais  sobre o que causa a desidratação do rosto, qual o tipo da sua pele e qual a melhor forma de cuidar dela.

 

O que causa a desidratação facial?

Primeiramente devemos entender que esse problema pode acontecer em dois estágios: na camada externa da pele, chamada de desidratação epidérmica, e na camada mais interna, chamada de desidratação dérmica.

Quando o ressecamento atinge níveis de camadas mais profundos o quadro atinge um nível mais grave, deixando nosso rosto, e consequentemente o nosso corpo, exposto a microorganismos e com o ressecamento facial bem aparente.

Independente do tipo do problema, a pele do  rosto pode ficar desidratada por diversos fatores como:

Ambiente

A temperatura e a umidade do ambiente interferem diretamente na nossa pele.

Quem nunca passou por um dia frio com muitos ventos e sentiu as consequências na aparência do rosto?

A baixa umidade do ambiente e baixa temperatura faz com que o nosso corpo perca água para o meio externo, causando desidratação especialmente do rosto.

Fatores genéticos:

A textura da nossa pele e o quanto ela consegue reter água são fatores intimamente ligados com a nossa genética.

Portanto quando existem quadros genéticos de ressecamento – que não são determinados pelo uso de hidratantes para o rosto-, devemos investir muito mais tempo em cuidados como a aplicação de creme hidratante facial para o rosto e para o corpo.

Envelhecimento:

O envelhecimento desregulado da pele acontece por diversos fatores e um deles é a falta de protetor solar.

O que muitas pessoas não sabem é que o envelhecimento, principalmente do rosto, faz com a pele tenha dificuldade em absorver e manter a umidade, tornando necessário a reposição de água e uma constante hidratação facial.

 

Escolhendo o hidratante para o seu rosto

Aqui, vale ressaltar inicialmente que os hidratantes para o corpo não são os mesmo que devem ser usados no rosto, isso porque a pele do rosto possui uma maior sensibilidade aos produtos que compõem os hidratantes.

Depois de entender que, além de hidratante corporal devemos ter hidratante para o rosto especificamente, devemos conhecer qual o nosso tipo de pele:

  • Pele seca: Uma das características desse tipo de pele é um rosto mais opaco e esbranquiçado, com uma textura um pouco mais grossa. Caso esse seja seu caso, invista em hidratante para o rosto a base de óleos e concentrados, podendo conter amêndoas, uréia, ou outras oleaginosas. Outra questão aqui é procurar melhorar sua alimentação e a ingestão de líquidos, principalmente água.

 

  • Pele oleosa: Se seu rosto está sempre brilhoso e gorduroso, esse é seu tipo de pele. Devido a alta produção das glândulas sebáceas é importante investir em produtos que normalizam essa produção e diminuam a oleosidade do rosto, o mais recomendado aqui são hidratante em forma de gel e livres de óleo.

 

  • Pele mista: Como esse tipo de pele possui na famosa “zona T” um pouco mais de oleosidade e no restante do rosto um aspecto mais ressecado, é preciso pois comprar um creme hidratante para pele oleosas ou para pele secas pode ajudar em alguns aspectos e piorar muito outros. Então invista em cremes mais neutros, com compostos equilibrados, assim ajudará a minimizar os efeitos indesejáveis nas duas áreas faciais.

 

  • Pele normal: Caso você tenha a sorte de não apresentar nenhum desses quadros e sua pele se encontra equilibrada, saiba que mesmo assim deve ser investir em creme hidratante facial para que ela continue com esse aspecto. Tente adquirir produtos com vitaminas C e E mais concentradas.

 

Quando passar o hidratante para o rosto

Agora que você já sabe qual seu tipo de pele e qual hidratante para o rosto é o melhor para ser utilizado, quando devemos aplicá-lo?

De um modo geral, o período da manhã e o período da noite são os mais importantes, isso porque você prepara o seu rosto para enfrentar o ambiente e durante a noite o seu rosto se recuperará dos danos sofridos.

Além disso o creme hidratante facial terá maior efeito quando utilizado após o banho, isso acontece porque seus poros estão mais dilatados, fazendo com que o hidratante para o rosto consiga penetrar melhor nas camadas da pele, causando um efeito mais rápido e efetivo.

Junto com isso e para aumentar o efeito desejado dos hidratantes, o uso do protetor solar se faz muito necessário.

Alguns hidratantes para o rosto já possuem em sua fórmula o protetor, nesse caso é importante se atentar a duração do protetor, caso precise repor.

Editor
 

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: