Cuidados com a pele oleosa: Como cuidar da pele e reduzir os efeitos da oleosidade

O excesso de oleosidade na pele é um motivo de incômodo para qualquer pessoa que se preocupa com a saúde da pele.

A oleosidade em regiões como o rosto trazem consigo uma característica bastante marcante: o brilho excessivo na região T – testa, nariz e queixo.

Além desse excesso de brilho é comum também que cravos e espinhas sejam frequentes em peles oleosas.

Para se obter uma pele mais saudável, mais seca e hidratada é necessário conhecer as principais causas da oleosidade e os cuidados com a pele oleosa que podem auxiliar na diminuição desse aspecto tão indesejado.

Causas da oleosidade na pele

  • Excesso de oleosidade natural: a pele naturalmente possui mecanismos para manter a pele minimamente oleosa, porém, acontece que por vezes pode ocorrer a produção excessiva desse óleo pelas glândulas sebáceas.
  • Condições do ambiente: outro fator bastante determinante na oleosidade da pele são as condições do ambientes. Em países quentes, ou cidades bastante poluídas é comum que a pele apresente aspectos mais oleosos.
  • Rotina: A rotina pessoal também pode ser determinante quando o assunto é oleosidade da pele. Pessoas que têm o hábito de usar maquiagem e cosméticos diariamente ou que se alimentam de maneira desregulada e pouco saudável comumente apresentam maior oleosidade na pele.

6 cuidados principais com a pele oleosa

  1. Não abra mão do filtro solar

Para manter a pele saudável é necessário o uso de filtro solar adequado para seu tipo de pele.

Isso porque o filtro precisa aderir de modo que possa de fato proteger a pele, ou seja, para acertar nos cuidados com a pele oleosa é preciso encontrar um filtro capaz de aderir a pele e auxiliar no controle dessa oleosidade.


2. Limpeza correta

Embora indivíduos que possuem maior oleosidade na pele fiquem tentados a lavá-la várias vezes ao dia esse comportamento pode não ser o mais indicado para retomar a saúde da pele.

No que diz respeito a limpeza, o uso de produtos específicos para seu tipo de pele e três lavagens por dia deve ser o suficiente.


3. Prefira água morna ou fria

A água quente também é um fator que aumenta  o processo de produção de óleo, enquanto que a água morna ou fria podem auxiliar nos cuidados com a pele.

Assim, é sempre preferível que os banhos muito quentes sejam evitado.

  1. Cuide da saúde hormonal

Desequilíbrio hormonal além de ser um das causas do surgimento da acne, também pode auxiliar no aumento da oleosidade da pele.

Essa causa é mais comum nas mulheres já que elas naturalmente possuem os ciclos hormonais da menstruação, além das mudanças hormonais na gravidez e na menopausa.

  1. Não durma com a maquiagem

Um dos principais cuidados com a pele oleosa é de se atentar a não passar longos períodos utilizando maquiagem.

Isso porque esse tipo de produto pode obstruir os poros aumentando assim a oleosidade da pele. É necessário portanto que seja feita uma limpeza com água morna ou fria e com ajuda de solução micelar.

 

  1. Se alimente corretamente

Para manter em dia a saúde da pele e do corpo como um todo é essencial que a alimentação seja o mais saudável e regulada possível, incluindo no cardápio vitaminas como a vitamina C que auxiliam na saúde da pele.

É recomendado que frituras em excesso, produtos industrializados, refrigerantes, sal, açúcar e gorduras em geral sejam substituídas por opções mais saudáveis como alimentos assados e sucos naturais.

Produtos que podem auxiliar na pele

  • Clinique: A Clinique tem atualmente no mercado uma linha de produtos feitos sob medida para quem possui muita oleosidade na pele. O sistema 3 passos inclui um sabonete líquido, um esfoliante e um hidratante que tem como principais benefícios a eliminação de impurezas, o auxílio no controle da oleosidade e a limpeza das células mortas.

 

  • Actine: O sabonete líquido Actine, da Darrow, auxilia bastante nos cuidados com a pele oleosa pois possui em sua formulação o Aloe Vera que atua não só na diminuição e controle da oleosidade da pele mas também na hidratação além de ser indicado para cuidar de peles acneicas auxiliando no restabelecimento da saúde da pele.

 

  • Dermotivin Control: O Dermotivin Control, da Galderna, é encontrado em três versões: em barra, sabonete líquido ou espuma (foam). Seu grande triunfo está no composto Sebaril presente na formulação do Dermovitin Control. O Sebaril auxilia na regulação das glândulas sebáceas e no controle da oleosidade cuidando especialmente de peles mais oleosas.

 

Para saber mais sobre cuidados com a pele acesse beaubit.com.br

  • 9 de novembro de 2018
  • Pele
Editor
 

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: